Quantos brasileiros só se “informam” pelas ondas televisivas da “rede majoritária” ?
Quantos brasileiros julgam ser uma “verdade absoluta” tudo o que é transmitido pelo “telejornal de maior audiência” ?
Não “veja” ... PENSE !
===================
COLUSÃO
(Do lat. Collusione) S.f. Ajuste secreto e fraudulento entre duas ou mais partes, com prejuízo para terceiros; conluio.
===================
Este é o poder da imprensa em sua pior dimensão: a concentração e a colusão. Um poder que forma e deforma, que exibe e oculta. Um poder onipresente que modela as idéias ao sabor dos mais profundos e ocultos interesses. Do outro lado da máquina, está o espectador, o consumidor massivo, vulnerável pela desinformação. Só repete a voz de seu senhor em meio a sua ignorância.
Uma só voz, uma versão e uma opinião. Sem debate, sem reflexão. Sem pluralismo, que é o mesmo que sem liberdade de expressão.
Uma só versão informativa, uma realidade polarizada, um mundo reduzido e infantilizado, uma divisão esquemática entre bons e maus. A estrutura da telenovela, do reality show, das pseudo reportagens se reproduz também na imprensa diária.
Tal como ocorreu durante a ditadura, os meios julgam e condenam, organizando o espectro social sob uma única e muito enviesada visão.
Há arbitrariedades cometidas pelos meios de comunicação que, em qualquer outro mercado, deveriam tomar a forma de uma denúncia. Existem práticas de colusão entre os meios e instituições provedoras dos conteúdos que acabam sendo empregadas como ferramenta acusatória a grupos e pessoas. Assim, pode-se destruir caprichosamente um cidadão e essa injustiça ATUALMENTE permanece completamente impune.
Os meios concentrados e fundidos com os interesses políticos e econômicos se converteram em um poder onipresente que só responde a esses interesses e a si mesmo. A alternativa passa pelo desenvolvimento de uma consciência crítica que nos permita enfrentar a manipulação e a ignorância.
PROTEJA-SE